domingo, 12 de dezembro de 2010

Istas, a praga da indústria‏!

Faz meses que eu não atualizo o blog e sei disso. Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu. Entre elas, virei redator do site Wii Brasil e isso consumiu bastante tempo.

Claro que esse não foi o único motivo para o abandono do blog e além disso, não tinha muita coisa sobre o que escrever. Os textos daqui não são fáceis de elaborar, exigem criatividade, disposição, um enorme tempo livre (que até então eu não tinha, mas vou passar a ter um pouco mais agora que não estudo mais), força de vontade (que muitas vezes faltava, confesso), entre tantas outras coisas.

E para falar a verdade, eu bem que tentei voltar com o blog antes. Comecei três ou quatro textos diferentes, mas todos eles se encontram paralisados no momento; alguns podem ser retomados, outros não. Enfim, não vou prometer que o blog voltará a ativa, mas prometo que, sempre que possível, irei escrever pra cá.

Dito isso, vamos deixar de lenga-lenga e começar logo com o texto!

Istas. Você com certeza conhece um, seja pessoalmente ou pela internet. "Istas" são aquelas pessoas literalmente fanáticas por algum console ou empresa de video games. Seja um nintendista, sonysta, caixista, não importa; você certamente tem algum amigo que se enquadra nessa definição de ista. Às vezes não um ista fanático, como os que o são o foco do texto, mas sempre temos alguém que tem uma preferência maior para algum lado do mercado.

Esse tipo de ista que se embasa só em preferências não é maléfico, pois é até normal termos preferências por alguma empresa. Mas há diferenças entre um simples nintendista e um nintendista fanático.

E vocês, istas, são a praga da indústria! Pois sim!

É você, seu nintendista desgraçado, que faz com que as pessoas pensem que a Nintendo só tem jogos de criança! É você, seu ista maldito, que cria flame wars por onde passa, as eternas guerras infinitas da internet! Shame on you!



E-erm... deixe eu me recompor.

Bom, como disse anteriormente, existem istas para todo lado, que defendem com unhas e dentes sua empresa favorita. Mas vamos nos focar nos nintendistas um pouco, porque são os que eu tenho mais contato e, ao meu ver, os casos mais preocupantes.

Embora os nintendistas se achem os verdadeiros conhecedores da indústria e pensarem que estão fazendo um grande favor à gigante japonesa por fóruns e afins, é justamente o contrário. Vocês, desocupados adoradores de Miyamoto, só fazem com que a imagem nintendística seja piorada por onde passam.

Os casos extremos de nintendismo resultam em jogadores pensando que são verdadeiros soldados da empresa, que se vêem na eterna missão de defender a "única empresa de jogos do mercado atual" das ofensas e blasfêmias disparadas contra a casa do Mario por toda a internet. E sim, eu já vi gente que pensa exatamente assim.

Eu admito que tenho preferência pela Nintendo. Para mim, os jogos exclusivos de suas plataformas possuem um nível de qualidade altíssimo, os produtos da Nintendo sempre são muito bons e a mesma se destaca pela originalidade. Quase tudo o que você vê nos consoles atuais evoluiu de alguma coisa inventada ou popularizada pela Nintendo.

Mas em momento algum isso me impediu de jogar outros consoles, ou apreciar franquias de outras empresas. Diabos, Metal Gear é do caralho! E é praticamente um exclusivo da Sony! Uncharted é do caralho! Fable é do caralho! Mass Effect, nossa, é do caralho!!

O fato é que nem só de pão vive o homem, e nem só de Zelda se contenta o jogador. Zelda é sim do caralho, mais ainda do que os citados anteriormente, mas não é por isso que você tem que ficar jogando só Zelda o tempo todo, diabos!



Existe sim um mundo além do Mushroom Kingdom, o problema é que muita gente não quer ver. E, na boa, isso é burrice (desculpa, mas é verdade).

Se privar de outros jogos ou video games só por "amor à empresa" é uma completa burrice. A Nintendo não se prejudica quando você joga God of War, não é como se o Miyamoto perdesse um ano de vida cada vez que você tocasse num controle de PS3. Ao contrário, você é quem se prejudica nessa história, pois além de não estar ganhando absolutamente nada (nada mesmo!) com essa paixão estúpida, ainda fica sem conhecer grandes títulos que não dão as caras no lado nintendista da força.

Ah, e só pra constar; você, nintendista babaca, que só aparece em fóruns para enaltecer a Nintendo e menosprezar as concorrentes, sem argumentos bem embasados ou usando de vendas como "fato" de que uma é melhor que a outra, nunca é levado a sério. Ninguém te considera! Aos olhos dos outros, você é só um alienado, que não tem opinião formada o suficiente para tecer um comentário cabível sobre jogos que, aliás, você nem jogou.

Já vi nintendistas criando flame wars para comparar Mario com God of War, como se ambos os jogos fossem do mesmo gênero e estilo. Já vi nintendistas criticarem revistas ou sites renomados simplesmente por darem uma nota maior a um jogo da concorrência do que pra Nintendo. Já vi nintendistas falarem MUITO mal de um jogo que eles com certeza nunca jogaram.



Sério, o que a Nintendo tem que atrai tanto louco?

Outra coisa interessante; os nintendistas literalmente odeiam quando dizem que o Wii é "video game de criança" ou "video game de titia" (aliás, todos que tem o mínimo de bom senso sabem que isso é uma coisa ridícula de se falar e sem o menor cabimento), mas não hesitam nem um pouco em chamar jogadores de PS3 de "nerds tetudos" (!), dizerem que é um video game de "sem amigos" (!) ou que os jogadores do mesmo ficam "jogando sozinhos no quarto o dia todo" (!).

Estereótipos nerds? Entre jogadores? É sério isso?

Hipocrisia mandou um abraço!

Como eu disse antes, todas as empresas tem esses fanáticos cegos (até a novata Microsoft ou empresas mortas, como a SEGA), mas o que espanta é que a Nintendo tem isso em uma quantidade muito maior. O motivo eu não sei ao certo, talvez seja por ser a empresa com mais tempo no mercado e boa parte desses pirados sejam fãs da empresa desde épocas remotas, o que somado aos novos convertidos resulta em um número maior.

No mais, é exatamente o que eu disse antes. Ter uma preferência por uma empresa e/ou achá-la superior? OK! Idolatrá-la, colocando-a acima de todas as coisas e ignorar todo o resto? NÃO OK! E isso não serve só pra esse meio de que estou falando, os video games, mas também para fanáticos por futebol, por bandas, religiosos ou qualquer outro tipo de doido que achamos por aí todos os dias.

E lembrem-se que, embora existam tantos fanáticos por video games, eles nem se comparam aos fanáticos por futebol. Então você, "corintiano bandido", não tem moral nenhuma pra falar do "bebezão que joga Mario".

See ya!