domingo, 12 de dezembro de 2010

Istas, a praga da indústria‏!

Faz meses que eu não atualizo o blog e sei disso. Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu. Entre elas, virei redator do site Wii Brasil e isso consumiu bastante tempo.

Claro que esse não foi o único motivo para o abandono do blog e além disso, não tinha muita coisa sobre o que escrever. Os textos daqui não são fáceis de elaborar, exigem criatividade, disposição, um enorme tempo livre (que até então eu não tinha, mas vou passar a ter um pouco mais agora que não estudo mais), força de vontade (que muitas vezes faltava, confesso), entre tantas outras coisas.

E para falar a verdade, eu bem que tentei voltar com o blog antes. Comecei três ou quatro textos diferentes, mas todos eles se encontram paralisados no momento; alguns podem ser retomados, outros não. Enfim, não vou prometer que o blog voltará a ativa, mas prometo que, sempre que possível, irei escrever pra cá.

Dito isso, vamos deixar de lenga-lenga e começar logo com o texto!

Istas. Você com certeza conhece um, seja pessoalmente ou pela internet. "Istas" são aquelas pessoas literalmente fanáticas por algum console ou empresa de video games. Seja um nintendista, sonysta, caixista, não importa; você certamente tem algum amigo que se enquadra nessa definição de ista. Às vezes não um ista fanático, como os que o são o foco do texto, mas sempre temos alguém que tem uma preferência maior para algum lado do mercado.

Esse tipo de ista que se embasa só em preferências não é maléfico, pois é até normal termos preferências por alguma empresa. Mas há diferenças entre um simples nintendista e um nintendista fanático.

E vocês, istas, são a praga da indústria! Pois sim!

É você, seu nintendista desgraçado, que faz com que as pessoas pensem que a Nintendo só tem jogos de criança! É você, seu ista maldito, que cria flame wars por onde passa, as eternas guerras infinitas da internet! Shame on you!



E-erm... deixe eu me recompor.

Bom, como disse anteriormente, existem istas para todo lado, que defendem com unhas e dentes sua empresa favorita. Mas vamos nos focar nos nintendistas um pouco, porque são os que eu tenho mais contato e, ao meu ver, os casos mais preocupantes.

Embora os nintendistas se achem os verdadeiros conhecedores da indústria e pensarem que estão fazendo um grande favor à gigante japonesa por fóruns e afins, é justamente o contrário. Vocês, desocupados adoradores de Miyamoto, só fazem com que a imagem nintendística seja piorada por onde passam.

Os casos extremos de nintendismo resultam em jogadores pensando que são verdadeiros soldados da empresa, que se vêem na eterna missão de defender a "única empresa de jogos do mercado atual" das ofensas e blasfêmias disparadas contra a casa do Mario por toda a internet. E sim, eu já vi gente que pensa exatamente assim.

Eu admito que tenho preferência pela Nintendo. Para mim, os jogos exclusivos de suas plataformas possuem um nível de qualidade altíssimo, os produtos da Nintendo sempre são muito bons e a mesma se destaca pela originalidade. Quase tudo o que você vê nos consoles atuais evoluiu de alguma coisa inventada ou popularizada pela Nintendo.

Mas em momento algum isso me impediu de jogar outros consoles, ou apreciar franquias de outras empresas. Diabos, Metal Gear é do caralho! E é praticamente um exclusivo da Sony! Uncharted é do caralho! Fable é do caralho! Mass Effect, nossa, é do caralho!!

O fato é que nem só de pão vive o homem, e nem só de Zelda se contenta o jogador. Zelda é sim do caralho, mais ainda do que os citados anteriormente, mas não é por isso que você tem que ficar jogando só Zelda o tempo todo, diabos!



Existe sim um mundo além do Mushroom Kingdom, o problema é que muita gente não quer ver. E, na boa, isso é burrice (desculpa, mas é verdade).

Se privar de outros jogos ou video games só por "amor à empresa" é uma completa burrice. A Nintendo não se prejudica quando você joga God of War, não é como se o Miyamoto perdesse um ano de vida cada vez que você tocasse num controle de PS3. Ao contrário, você é quem se prejudica nessa história, pois além de não estar ganhando absolutamente nada (nada mesmo!) com essa paixão estúpida, ainda fica sem conhecer grandes títulos que não dão as caras no lado nintendista da força.

Ah, e só pra constar; você, nintendista babaca, que só aparece em fóruns para enaltecer a Nintendo e menosprezar as concorrentes, sem argumentos bem embasados ou usando de vendas como "fato" de que uma é melhor que a outra, nunca é levado a sério. Ninguém te considera! Aos olhos dos outros, você é só um alienado, que não tem opinião formada o suficiente para tecer um comentário cabível sobre jogos que, aliás, você nem jogou.

Já vi nintendistas criando flame wars para comparar Mario com God of War, como se ambos os jogos fossem do mesmo gênero e estilo. Já vi nintendistas criticarem revistas ou sites renomados simplesmente por darem uma nota maior a um jogo da concorrência do que pra Nintendo. Já vi nintendistas falarem MUITO mal de um jogo que eles com certeza nunca jogaram.



Sério, o que a Nintendo tem que atrai tanto louco?

Outra coisa interessante; os nintendistas literalmente odeiam quando dizem que o Wii é "video game de criança" ou "video game de titia" (aliás, todos que tem o mínimo de bom senso sabem que isso é uma coisa ridícula de se falar e sem o menor cabimento), mas não hesitam nem um pouco em chamar jogadores de PS3 de "nerds tetudos" (!), dizerem que é um video game de "sem amigos" (!) ou que os jogadores do mesmo ficam "jogando sozinhos no quarto o dia todo" (!).

Estereótipos nerds? Entre jogadores? É sério isso?

Hipocrisia mandou um abraço!

Como eu disse antes, todas as empresas tem esses fanáticos cegos (até a novata Microsoft ou empresas mortas, como a SEGA), mas o que espanta é que a Nintendo tem isso em uma quantidade muito maior. O motivo eu não sei ao certo, talvez seja por ser a empresa com mais tempo no mercado e boa parte desses pirados sejam fãs da empresa desde épocas remotas, o que somado aos novos convertidos resulta em um número maior.

No mais, é exatamente o que eu disse antes. Ter uma preferência por uma empresa e/ou achá-la superior? OK! Idolatrá-la, colocando-a acima de todas as coisas e ignorar todo o resto? NÃO OK! E isso não serve só pra esse meio de que estou falando, os video games, mas também para fanáticos por futebol, por bandas, religiosos ou qualquer outro tipo de doido que achamos por aí todos os dias.

E lembrem-se que, embora existam tantos fanáticos por video games, eles nem se comparam aos fanáticos por futebol. Então você, "corintiano bandido", não tem moral nenhuma pra falar do "bebezão que joga Mario".

See ya!

11 comentários:

Ivan Júnior disse...

Caramba! Gostei demais!

Essa é uma inteira verdade. Os gamers fanáticos, não só os nintendistas, mas como um todo, se privam de muita coisa boa em suas 'concorrentes'. É como diz o ditado:

'A beleza está nos olhos de quem vê!'

Abram os olhos seus pohas!

- Um nintendista está perdendo de jogar Fable e Uncharted.

- O Sonysta perde a oportunidade de jogar Zelda e Gears of Wars.

- O Caixista recusa-se a jogar Mortal Kombat pelo fato de haver Kratos como exclusivo da Sony.

Ahhhh, me poupem!

Vocês são players e não fizeram um pacto com o demônio!

Joguem videogame! Sejam felizes!

Diego disse...

Entendi cara, realmente isso deve ser um saco mesmo pra quem manja bastante de video-game. Eu nunca fui de defender uma única empresa assim, tipo, pra mim se estiver me agradando, blz, eu vou lá e jogo. Acho inclusive que cada console tem seus pontos positivos e negativos e fica difícil assim definir qual que é o melhor. Claro q as vezes tbm tem a questão da facilidade, da disponibilidade do video-game. Por exemplo, por enquanto eu nao compraria um play 3 pq pra mim ficaria mto caro comprar só jogos orginais. Tenho um xbox aki e to feliz com ele. Mas tbm acho mto foda essas pessoas que não tem a cabeça aberta pra outras coisas e só ficam no mesmo lugar, como vc disse, sejam em empresas de video-games, bandas, religiões e etc. Oq vale acima de tudo pra mim é a diversão.

abraçoo!

Vinícius de Castro disse...

Nossa muito bom post, realmente os nintendistas fanáticos estão em maior número, tbm há um certo ódio com a Sony, nintendistas em geral odeiam a sony. Agora com o PSmove, e a possibilidade do novo portátil da Sony ter 2 telas, e touch screen, já viu no que vai dar.

"E lembrem-se que, embora existam tantos fanáticos por video games, eles nem se comparam aos fanáticos por futebol."

Bom é que o conflito entre os ISTAS é em grande maioria virtual, e no caso os torcedores de futebol, se econtram na entrada/saída/dentro dos estádios, tendo maior possibilidade de acontecer conflitos físicos. De qualquer modo, todo tipo de fanatismo é prejudicial, seja p/ sociedade como p/ si mesmo

Abraços.

Ro.G.er disse...

LOOOOOOOL!

Bati palmas!!! (cadê aquele emoticom de palmas agora?)

É isso mesmo! Quem acha que o melhor só se encontra em uma marca, sai perdendo, e além disso age como criança defendendo com unhas e dentes, algo que nunca lhe trará dinheiro (muito pelo contrário) e muito menos amigos, reconhecimento e mulher!

Sem falar de que passa uma imagem ruim para a Nintendo por exemplo, onde um fanático doente se passa por ridiculo dando a impressão de que todos os jogadores que tem um console dessa marca seja um ridiculo tambem!

Além do mais, o melhor pode até estar nas franquias Nintendo, nunca se sabe... Mas quem sabe o melhor dos melhores não estejam do lado de lá?

Isso é exemplo pra tudo! Desde uma marca preferida, até outras, onde competir é o mais importante, concorrência é natural e quem ganha são os consumidores!

Ri muito na parte que voce surtou ali, Doofie! xD

' nicolas disse...

Muito bom. Tem gente que acha que isso é uma religião. As pessoas deveriam jogar pra se divertir, mas não, decidem ficar arranjando brigas com os outros sobre qual jogo é melhor, e como você disse, muitas vezes agem como crianças e nem percebem... Gostei do blog BTW... xD

Hugo Leonardo disse...

Vou dizer: eu sou fã da Sega assumido. Fico feliz pela empresa quando está subindo e triste por estar descendo, tenho consoles da Sega e tudo. "OH NOES, A CEGA PAROL D PRODUZI COMÇOLS OQFASO/"

Acho isso uma puta babaquice, sério. Eu tinha um Mega Drive quando era pequeno e meu herói era o Sonic, mas isso nunca me impediu de ter um Atari ou passar horas, horas e mais horas na frente de um SNES jogando Mario ou Crash no PS.

Preferência é uma coisa, ismo é outra. E esse bando de babaca mela cueca devia aprender a jogar outras coisas e pararem de se achar o motivo do mercado da sua amada empresa.

Daya disse...

Cada um tem o direito de gostar do que quiser, mas, atacar os outros sem argumentos, guiados apenas por uma louca paixão é ridiculo, concordo com você Matheus, e isso vale para outras areas além do video game, e para esses fanáticos: "O que seria do branco se só existisse o preto?", fica a dica.
Bjs, você escreve muuiito bem1! :D

Osni disse...

Sendo direto e reto, digo que cada um gosta do que quer e deu 8D

juliana disse...

Moral da história: tudo em excesso faz mal (até pro senso critico \o).
kkkkk este foi, sem dúvidas, o mais engraçado e um dos mais verdadeiros, amei.
As vezes a pessoa fica curiosa pra saber como são outros jogos, outros consoles e talz,mas está tao presa a sua propria preferencia que acha um caso de traição inclusive consigo próprio só pelo fato de experimentar coisas novas fora da sua empresa querida. Acaba se tornando uma pressão pessoal insana e sem sentido '-'
Além de nao fazer bem nem pra pessoa, acaba muitas vezes ferindo a publicidade da empresa e o respeito ao outro --'

E na certa que futebol é pior, afinal, admito ser uma corinthiana fanática,embora nao vou entrar nessa questao até mesmo pq nao vale a pena criar caso sobre, ja que o foco sao os fanaticos no mundo virtual e eu sou contra qualquer tipo de agressao que fuja do bom espirito esportivo \o
Mais uma vez José, parabens/õ/

Vinícius Antonio disse...

HALO É DO CARALHO! q

Boa critica, principalmente o jeito "popular" que você usa pra escrever suas criticas, fazendo elas se encaixarem perfeitamente no pensamento dos leitores, tanto de pessoas normais quanto trolls da vida -s

Você simplesmente descreve o pensamento das mentes de metade do mundo de uma maneira divertida, engraçada e facil de entender :3

Continue assim para o ano que vem

\o/


VinnihSpades

Romulo disse...

Grande bobagem isso mesmo, eu gosto muito da Nintendo tenho preferencia por seus consoles Mario e seus jogos ownam muito... mas nada me impede de jogar os grandes títulos das concorrentes!