quinta-feira, 29 de julho de 2010

A decadência da Televisão Infantil



É, eu sei. Prometi postagens semanais mas o máximo que eu estou fazendo são duas por mês.

Mas eu juro que esse mês eu tentei postar mais. Acontece que eu viajei, duas vezes, e além disso passei por algum tipo de "bloqueio criativo" que me impediu completamente de escrever qualquer coisa aqui. Tenho um outro artigo na "geladeira", mas não consigo terminá-lo.

Sendo assim, decidi fazer outro, sobre um outro tema completamente diferente.

Bom, vamos lá.

Em primeiro lugar, gostaria de expor a minha total infelicidade com a televisão dedicada ao público infantil atualmente, e, consequentemente, com o próprio público em si e seus gostos televisivos.

Quando eu era criança (me desculpem se esse artigo parecer muito saudosista, mas creio que isso é inevitável), sonhava em ter TV à cabo, para poder ficar assistindo canais como o Cartoon Network, a Nickelodeon ou a Fox Kids o dia todo. Como meus pais nunca fizeram assinatura de TV paga, tinha que me contentar com o SBT de manhã e a TV Cultura à tarde.

E sabe do que mais?

Naquela época, até valia a pena ter esses canais por assinatura. Hoje em dia? Não são mais do que lixo televisivo.

O Cartoon tinha desenhos excelentes como O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango (o qual eu nunca fui muito fã, mas enfim, ainda era assistível), Du, Dudu e Edu, As Meninas Super Poderosas, As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy (um dos desenhos animados mais geniais já feito), Coragem o Cão Covarde, KND, entre tantos outros.



Atualmente, quais desses desenhos ainda tem um horário na grade de programação do canal? E mesmo os que tem, possuem um horário bem medíocre, e alguns poucos episódios. Ah, isso sem contar aquele bloco de desenhos "tapa-buraco" que passa de madrugada, num horário em que praticamente nenhum ser humano são iria parar para assistir desenhos animados. No máximo deixar a TV ligada para dormir.

Ao invés dessas pérolas, o canal nos empurra guela abaixo desenhos totalmente sem graça como Ben 10 ou algum anime completamente comercial como Bakugan ou aquela aberração que é Naruto dublado.

E eu não quero nem falar da Nickelodeon (que agora se chama só "Nick", deve ser algo como "meio nome, meio cérebro necessário nos telespectadores"), que tirou todos os desenhos interessantes (da mesma época dos Cartoon Cartoons) para colocar aqueles enlatados ridículos que não fazem mais senão deturpar o que resta de inteligência das pobres crianças de hoje em dia, com suas piadas claramente feitas por adultos que PENSAM que sabem o que crianças acham engraçado. Sinceramente, nunca vi uma criança esboçar sequer um leve sorriso assistindo nada disso.



Programas com gente de 20 anos fingindo que tem 12? Se eu quiser ver um programa com um velho fingindo que é criança, eu assisto Chaves! Pelo amor de Chapolin Colorado!

Com exceção dos enlatados, a Nick possui apenas Bob Esponja. E sejamos francos, o Bob Esponja já deu o que tinha que dar, não acham não? Não que seja ruim ou algo do tipo, longe disso (principalmente quando colocado lado a lado com o restante da programação), mas... não sei, já não tem mais a mesma graça que tinha antes.

E a Fox Kids... Ah, a Fox Kids coitada, já virou uns trezentos canais diferentes.

Hoje em dia ela é uma extensão do Disney Channel. DO DISNEY CHANNEL!!!

Não, sério, o que o Disney Channel tem a oferecer atualmente para alguém com mentalidade semelhante a uma castanha do pará? Hannah Montana? NOT. Jonas Brothers? NOT! High School Musical? NOOOOOT!!!

Fala sério, a última vez que eu vi o Disney Channel foi porque estava passando Toy Story.

E Toy Story chuta bundas.

Enfim, com exceção dos filmes clássicos da Disney que vez ou outra figuram na programação do canal como Aladdin, Toy Story, Monstros S.A., etc, o canal inteiro poderia ser queimado na fogueira.

Alguém deveria proibir aquela série do Jonas Brothers com uma lei federal. Não, sério, aquilo é uma afronta à inteligência do telespectador!

O fato é que praticamente tudo nos canais infantis, de desenhos atuais a enlatados, são uma afronta à inteligência da criança. Tá certo que crianças já não são seres dotados de muita inteligência (voltada para o bem, claro, pois crianças são os seres mais maléficos que já andaram sobre a Terra), mas isso já é apelação.



O mais triste é que, por piores que sejam esses programas, nenhuma criança reclama ou desliga a TV. Prova que seus cérebros já foram suficientemente lavados.

Quando eu era pequeno, eu odiava Barney, Teletubbies e afins, programas acéfalos demais pro meu gosto.

É realmente desanimador ligar a TV hoje em dia buscando um pouco de entretenimento descompromissado nesses canais de desenhos e não conseguir isso até as três da manhã, que é quando o Cartoon Network passa os geniais desenhos da Warner na Hora ACME. Isso sim é que são desenhos animados de verdade, que conseguem arrancar gargalhadas sem dizer ao menos uma palavra!

Que atire a primeira pedra quem não morria de rir com o Coyote e o Papa-Léguas, simplesmente o desenho mais genial já feito.

Sem falar das trilhas sonoras de desenhos como esse, Tom e Jerry, Pernalonga e afins, simplesmente fantásticas, eram parte importantíssima do desenho em si, e mesmo os desenhos sem falas não tinham a mesma magia sem essas músicas orquestradas incríveis ao fundo.

De qualquer forma, esse post é mais como um desabafo meu mesmo, um demonstrativo da minha frustração com a televisão atual. Talvez se as crianças de hoje em dia assistissem menos Hannah Montana e mais Papa-Léguas, teríamos uma juventude um pouco melhor.

Sim, pois esses desenhos deixam a gente mais esperto!

Eu nunca mais fui em direção a um túnel sem antes verificar se não era uma pintura na parede.

E o que a Hannah Montana te ensinou?



See ya!

31 comentários:

Crystal ~ disse...

meu que saudades desses desenhos ....... agora so passa esses bichos zoidosssssss

Ishi disse...

É; saudades dessa época que desenhos eram desenhos e não aberrações apocalípticas.. -_-
'Toy Story chuta bundas' EASHPOJOHUEA
Apesar que não era fã de Billy & Mandy e odiava KND, mas.. Dexter, Johnny Bravo e afins eram ownantes :( pq essa época boa num volta? q

Caique G. disse...

mano, du dudu e edu era SENSACIONAL! sem falar de outros titulos da fox kids, como Kid Musculo ISUOAOASIH.. ta bom, era uma merda, mais ainda assim era muito melhor que bakugan!

uma coisa que era MUITO injusta, eram aquelas pessoas que tinham um canal pago, e davam spoiler dos episodios de varios desenhos que passavam na tv aberta (que por sua vez começavam depois da tv paga).

eu acho que o disney channel é o PIOR canal da tv paga, ainda prefiro a nickelodeon com kenan & kel!

Pingua disse...

Saudades dos bons tempos em que REALMENTE prestava a televisão
me da asco quando vejo as crianças hoje entrando na internet pra jogar os games da Hannah Montana, ou pra assistir os Jonas Brothers no Disney Channel.

mas o pior mesmo sao os programetes que você citou em que imbecis de 20 anos sao obrigados a bancar garotos de 12 pra apresentar as merdas que vão pro ar

enfim é só lamentar e pedir um playstation na roleta

:(

mike disse...

"(voltada para o bem, claro, pois crianças são os seres mais maléficos que já andaram sobre a Terra)" lembrei da primera "brincadera" que o buzz e os outros levaram no toy story 3 XDD kra sobre os jonas e etc,n passa de meninas que gosta deles pq eles são "bonitinhos" (que de boa n sei oq tem neles) e meninos que kerem agradar meninas apenas vendo isso,por isso tem muita audiencia.e a hannah montana me ensinou q qnto mais ridiculo e com falta de talento q vc tenha,eh assim que você fara sucesso num mundo que so segue a midia. bom texto e vlw pelas lembranças que vc me fez ter com isso xD

dê oliveira (: disse...

ah mano, eu relembrei minha infância agora *-* e eu concordo que os desenhos de antigamente são MUUUUITO melhores, que realmente ver desenho e canais infantis era só ver canais infantis e assistir desenhos naquela época mais calma ai, eu posso atirar uma pedra pq Coyote e Papa Léguas NAO é o melhor desenho HAUSIHIAS u_u e ah vai Hannah Montana e Ben 10 são legais *-* claro que bananas de pijamas era bem mais foda, eu tinha tv acabo e eu via todo dia as 9/9:30 O laboratorio de dexter *-* era o melhor *-* ah meu tinha um na nick depois de kenan e kel que era de um escola que tinha um burraco negro que era mó foda *-* Os padrinhos mágicos quando eram episodios bons *-* ah meu, que saudade de tudo isso :/ eu defendo a Disney sim pq ela tem muitos desenhos legais, ta nao sao muitos mais tem, Phineas e Ferb, A nova escola do imperador, só o que estraga sao algumas series, tipo JB --' e alguns filmes tipo Operação Cupido, aquele HSM A seleçao af para. mais ela tem programaçoes legais (: e filmes tipo Toy Story *-* Peter Pan *-* Monstros S&A e etc *-* Pra mim canal ruim é aquele Discovery Kids com aquela Dora a aventureira, aquela Stefanny e etc. af para .-. sou muito mais Cartoon, Nick, Jetix, e etc no meu tempo u_u

Matt Harrison disse...

É que o Discovery Kids é mais voltado para bebês e crianças BEM pequenas mesmo, na faixa de 0~4 anos mais ou menos.

Por isso não vale nem a pena falar mal ou bem do canal, pois ele foi feito para criancinhas e é difícil alguém mais crescido achar graça na programação mesmo. Ele serve bem o seu propósito, que é deixar crianças quietas enquanto suas mães fazem o jantar.

dê oliveira (: disse...

AHEUIHEIUEH nada ver matt u.u minha 'subrinha-irmã' nao fica queta vendo e ela tem 3 anos, ela obriga a gente a ver juntos e fica pulando e etc. mais como eu disse disney é cultura UASIUSAIUASH entao ja fazendo ela ver disney *-* ela ja assistiu monstros s&a *-*

Unknown disse...

Saudades dos desenhos da tv cultura tsc [cocoricó rulez o/]
Pra mim a falta de qualidade nos programas infantis é só mais um espelho da educaçao social '-' se vc perguntar pra um ser pq raios ele assiste vai...hannah montana se este ser for menina responderá: ah eh legal *-* se for menino: nao tem mais nada de bom passando '-'-mesma coisa de nao ter o teu prato favorito no jantar, mas algo q vc consiga engolir.

Alguns desenhos que realmente valem a pena assistir e que fogem aos classicos se tornam tao repetitivos justamente pela carência de qualidade( Bob esponja, Padrinhos Mágicos...), e sinceramente eu até prefiro fikr 48 horas assistindo uma esponja retardada q eu amo do q correr o risco de ver icarly x_x'
E nem todos os classicos pode se dizer uteis, partindo do pressuposto que a maioria deles se baseia no humor negro e na violência.
E por quê raios a tv a cabo colocaria desenhos uteis sendo q a maior parte da população nao se importa se acrescenta algo, mas sim ocupar o tempo de crianças ignorantes e sem culpa alguma e ganhar dinheiro com isso?!
Entreterimento barato, fazer oq.

Manuliz disse...

Eu adorava o Cartoon Network Antigo, Dexter principalmente, Vaca e Frango e Eu sou o Máximo (bizarros mas eu adorava), e acho que o Cartoon começou a ficar fail na época que no brasil aderiram ao Adult Swim. Às vezes eu ainda fico acordada até 4 da manhã esperando dar o Cartoon Zaum que hoje é o bloco que dá maior parte dos desenhos antigos. :/ Nostalgia total.

Godiles disse...

Cocórico pode ser considerado desenho? HUUUMMM....


@

texto legal...mas sei la...na minha época quando passava os desenhos legais, tipo Gargulas, Digimon, Pokemon meu pai tambem falava que a televisão tinha ficado uma porcaria com esses desenhos modernos...

acho que a midia só vai acompanhnando o que ta dando audiencia.

e no fim das contas é só questão de opinião. x]

Paulo Henrique Testoni (Rikki Kitsune) disse...

Eu fiquei pensando nisso esses dias... Eu também super sempre quis ter TV paga e tal, e hoje vi que não faria nenhuma questão dela se ela fosse assim naquela época... Tem nada bom passando! D:
E cê nem citou a TV aberta né tio, que super piorou também... Talvez como um reflexo da paga.
Isso sem contar que cartoon tá tratnato Pokémon, por exemplo, como lixo. Eu não tenho como ver, mas pelo que sei, eles não passam as temporadas completas mais e tal x.x deve ser um lixo.

Enfim, ótimo post, até! :D

Matt Harrison disse...

Não citei a TV aberta porque tava falando só dos canais que são exclusivamente disso...

Mas é basicamente o que você falou. Eles pioraram em reflexo da TV paga, pois 90% do conteúdo dos programas de desenho, por exemplo, vem dos canais por assinatura.

Pah disse...

Meu...não tenho muita coisa contra não. Duvido que Ben 10 é muito diferente de pokemon que víamos...

Mas concordo com a disney...meu Deus...é jesusfacepalm.
E acho que antigamente tinha mais opções, mais desenhos novos, que eram divertidos...hj não consigo mais assistir. No máximo, homem de ferro.

Unknown disse...

Tipo, simplesmente perdemos tudo o que nos alegrava na tv. Às vezes temos de nos contentarmos com meras reprises. Até mesmo os "animes eternos" (no caso, Pokémon), se deterioram depois do tempo. Quem aqui não se divertir reassistindo a primeira, quiçá a segunda e terceiras temporadas, que atire a primeira pedra. Ah! E não é só os desenhos. Acho que todos os programas que eram bons, ou extinguiram-se ou se tornaram um pedaço de bosta decadente indo de encontro à água do vaso que os conduzirá ao esgoto.

Unknown disse...

O que quis dizer com a tv inteira? Tipo, lembram-se de como a tv era mais feliz a época de Hora H (programa do Hugo), Cavaleiros do Zodíaco a Machete, Chiquititas e aqueles programinhas que nós hoje, com 17, 20 anos acharíamos bestas, mas adorávamos quando tínhamos nossos 7, 10 anos...

RAPhael disse...

Saudade, só o q posso dizer, Papaleguas cara quer algo melhor? Mano, sem contar a sonoplastia, perfeitamente orquestrada, perfeito.
Com os desenhos d hj em dia não se aprende nada, nem o minimo de nada, aff.


PS: Ótimo final :]

Osni disse...

FODA!! curti mesmo a postagem, véi!! Tem umas sacadas interessantes! õ/

Diego disse...

Cara, acho que finalmente eu concordei com tudo, tudinho oq vc disse xD

Infelizmente acho que são tempos q nunca mais irão voltar, realmente uma pena. Os desenhos da warner, Tom&Jerry, pica pau e etc..tinham os "gráficos" muito mais simples do que os desenhos de hoje em dia, mas conseguiam ser mto mais fodas. Algo mais simples, porém mto melhor, para provar que a tecnologia não é só a tecnologia que deixa algum desenho bom.

Como estudante de psicologia eu tbm sou pbrigado a falar do esquema de cores desses desenhos. É parte importante para o desenvolvimento do cérebro da criança essa visualização de cores alternadas, em contrates, ou mesmo alternativas que esses desenhos possuiam e que hoje não tem mais isso, pois oq mais chamam a atenção são os efeitos, e todos nós sabemos que as crianças adoram coisas coloridas,(vai ver que é por isso que menininhas de 10 ou 11anos que já se acham mulheres de 18curtem tanto essa modinha ridícula colorida do Restart ¬¬)

Isso sem falar da brilhante sonoplastia orquestrada, brilhante mesmo, principalmente a do Tom&Jerry. Eu diria que uns 50% da graça nos desenhos está na trilha sonora.

MAs é isso ae man, o meu outro comentario tinha ficado melhor, mas como ele sumiu assim do nada...fazer oq neh? =/

Abraçoo Maan!

Marcus Paulo Nunes disse...

Nossa! Saudades desses desenhos todos!!! Du, Dudu e Edu era ótimo mesmo.
No entanto, às vezes eu fico pensando se os desenhos dessa época eram melhores mesmo, ou se os de hoje nos parecem tolos porque agente cresceu e passou a ver as coisas de outra forma. Não sei, tinha umas coisas que eu assistia nessa época que eu achava o máximo e agora vc vê e até assusta com tamanha idiotice.
Mas, sei lá... Agora há um certo consenso de que a qualidade da programação infantil caiu mesmo, se agente for falar de TV aberta então.

PS: muito legal o Blog heim?!

Lucas Sena disse...

Muito bom o texto, extremamente nostálgico.

De verdade, hoje em dia a única coisa que salva a nick é Avatar e Bob Esponja, o resto...

O resto é um pedaço de merda megatrônica! Credo! Hoje em dia não vale mais nem a pena matar aula pra ficar assistindo TV em casa.

Com exceção de Chowder (que é um desenho maravilhoso por sinal) os desenhos de hoje em dia fedem! De verdade, com a grana que essas emissoras têm é uma sacanagem colocarem esse bando de porcaria no ar.

Daya disse...

Realmente, a televisão decaiu... Concordo com você em muitos pontos, Bob esponja é um pé no saco, Hannah Montana e Jonas Brothers dá raiva e Ben 10 também é uma droga.
Voltem: Du,Dudu e Edu; Dragon Ball e os tempos bons de Pica-pau.

Parabéns, você escreve muito bem :D

felipe nomura disse...

cara,sou seu fã e mesmo que vc seja novado eu gosto mt das suas postagens.
eu me identifico mt com vc pois se vc dar uma olhada no meu blog(espaço descartavel) vc vai ver que eu curto mt(como vc ja disse se vc ñ perceber que gosto dos beatles vc ganhou o trofeu do mais desatendo)bem mais convenhamos,eu tbm tenho um sonho de se escritor,pois ja elaboro meus poemas e materias(cujo esta tudo no meu blog com minhas palavras)eu tenho apenas 12 anos mais dá uma olhada e me fale oq vc achou,seria mt importate para mim que vc me seguisse e me desse criticas ou sugesto~es,bem valeuw e espero que vc vá ver meu blog,alias meu blog é principalmente focado na musica como os nosso idolos os beatles,ramones,black sabbath,pink floyd e etc.

Anônimo disse...

AAAAAAAH, VAI TOMA NO SEU **!
SE VC NÃO GOSTA DE JONAS OU MILEY (HANNAH) TEM GENTE QUE GOSTA! ENTÃO PARE DE FALAR MAL, SUA *****, FD****

Vinícius de Castro disse...

Cara vc leu meus pensamentos, é a mais pura verdade.

Anônimo disse...

Cara isso é porque hj psicólogos(Bibas Frescas)acreditamq ue oumd esenho que tenha violência acabará com as crianças, mas deixam crianças expostas á desenhos propagandas como Ben10, JOnas Hannah, Bakugan, que atire a primeira preda quem discordar que só servem para fazer vender produtos, isso sim cria monstros

Vinnih o/ disse...

eh tudo modinha -s
tem meninas de 12-14 anos q conheço q tem musica da Hannah Montana no Ipod/BlackBerry/whatever OEUAHAOUEHOUAEHAE
e meio q uma lavagem cerebral direcionada pra uma propaganda de marketing too, tipo

OHHHH, HANNAH MONTANA *¬* TENHO Q COMPRAR RELOGIOS, CAMISETAS, SHORTS, CALCINHAS, CUECAS, CAMISINHAS, PC, CEREAIS, CELULARES, CARROS, AVIÕES, NAVES ESPACIAIS, VIBRADORES DA HANNAH PQ O DISNEY CHANNEL TAH PASSANDO NO COMERCIAL *------¬*

(sem falar dos apps de celular da hannah que tem comercial de 5 em 5 minutos)

METAS DE PARA VIDA HANNAHBULOSA:
[]FAZER UMA ESCULTURA DA HANNAH
[X]UMA CAMISETA DA HANNAH
[X]UM PC DA HANNAH
[]UM AUTOGRAFO DA HANNAH
[X]INGRESSO PRO SHOW (AAAAAAAAAAH!)

daki a pouco vão criar a linha de incensos eroticos da hannah ._.

Otima review \o/

Vinnih

Gustavo disse...

Eu odiava vários desenhos da época, Vaca e o Frango, Du Dudu Edu, Coragem o cão covarde... mas pelo menos eram assistíveis! Hoje em dia ligar a tv em um desses canais é totalmente desestimulante. Parece a Fox com Simpsons. Simpsons-Programa 1-Simpsons-Programa2-Simpsons Programa3...

Só que Simpsons presta! Ben 10, Bakugan e todas essas outras coisas que colocam hoje em dia toda hora são simplesmente irritantes.

E quanto à Fox Kids, adorava a época em que era de fato Fox Kids. Jetix foi aturável em algumas partes(quem nunca viu padrinhos mágicos?). Agora Disney foi o "fim da picada", um canal tão nostálgico se limitando a passar coisas toscas que nem ao menos te fazem rir...

Romulo disse...

Realmente, tbm os animes chegavam com mais facilidade... Eu lembro qdo eu via numa revista a grade da Fox Kids e ficava doido pra ter TV a Cabo! Hj vejo o Disney XD e penso WTF!?

GarrafasVoadoras disse...

AUSIAUDAIS, cara... eu rindo aqui e nostalgiando. Faltou uma imagem de du , dudu e edu [?] AHSIDUAHSIDSAU mas ai, eu assistia teletubies, não chinga tanto assim u-ú
Hannah Montana me ensinou que colocando uma peruca você pode virar outra pessoa :D HASIUDHAIDUADHIASUDAHISDUAS ai, amei o post, sério. *-*

rodrigo ghisi disse...

meu irmão, dez anos mais velho que eu sentava comigo para ver du, dudu e edu, ele mtinha a minha idade praticamente...
realmente sumiu a boa epoca, mas sempre tem umas exceções a essas regras, eu considero "regular show" e "adventure time" entre elas. mas são raras mesmo...